10 março 2013

Um pouco atrasado... Os 13 Porquês


Olá, peço desculpa pelo atraso do post, ando meio perdida no tempo. (para mim hoje seria sexta, sendo que já é domingo) Mas bem aqui está a minha dica de leitura para essa semana.

Jay Asher é simplesmente genial. Ele pegou um tema muito falado ultimamente, e o retratou de uma forma inesperada. 
Quando Clay Jensen recebeu um pacote de fitas na porta da sua casa, ele não esperava que elas revelassem o motivo do suicídio de Hannah Baker. Ou melhor, os motivos. São sete fitas, treze lados. Cada lado uma história, pessoa e motivo diferente para... aquilo por qual Hannah tanto tentou lutar. Hannah as gravou dias antes de seu suicídio e então as enviou para cada pessoa que a levou a tomar essa decisão. O primeiro motivo parece ser algo tão relativo e pequeno, mas eu me senti cada vez mais sufocada á medida que avançava fita por fita. Eu me senti a Hannah,  me deixei me levar pelos seus sentimentos e no final do livro eu entendi perfeitamente a sua decisão. Ler o ultimo "sinto muito" de Hannah Baker foi como despedir-se verdadeiramente dela.
 A verdade é: nós nunca sabemos o quanto podemos afetar a vida de alguém, criando peças de um quebra-cabeça que, observando somente uma parte, não faz sentido, mas ao se juntarem, tomam proporção inimagináveis.
Adorei o papel da Skye. Clay a descreve como "a garota que insiste em não ter amigos", mas eu a descrevo como "a segunda Hannah". Uma que o Clay pôde salvar. Eu espero que as pessoas realmente entendam a importância dela na história. Uma lição que tiro desse livro é que não precisamos andar sozinhos, se Hannah tivesse dado a oportunidade ao Clay, por exemplo, talvez as coisas tivessem sido diferentes. O que precisamos é de alguém  em quem confiar, alguém para nos mostrar que não estamos sozinhos.

Quem quiser ouvir as fitas (é elas existem) elas estão no site do autor: http://www.thirteenreasonswhy.com/tapes.php?video=6ushyNJhnrs  recomendo que as escutem depois que terminarem o livro, elas estão em inglês, mas é muito emocionante poder ouvir a voz da Hannah.
Até a próxima dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário